5° Congresso da FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS POLICIAIS CIVIS DA REGIÃO NORTE – FEPOLNORTE.

O SINPOL/AP teve a honra de participar do 5° Congresso da FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS POLICIAIS CIVIS DA REGIÃO NORTE – FEPOLNORTE, realizado em Boa Vista-RR nos dias 24, 25 e 26 do mês em curso com o tema *O Papel dos Sindicatos dos Policiais Civis na Reformulação do Sistema de Segurança.
Além de policiais civis, advogados e acadêmicos do curso de direito, também participaram do evento representantes sindicais do Norte e Nordeste do Brasil.

Fundada em 2013 e em sua 2ª gestão, a FEPOLNORTE tem atuado de maneira contundente no cenário nacional, lutando pela manutenção dos direitos dos policiais civis e na busca pelo aperfeiçoamento do sistema criminal, fortalecimento e evolução da polícia investigativa, no intuito de promover uma segurança pública mais eficiente para a sociedade brasileira.
O ato marcou a abertura de um evento que pretende aperfeiçoar as ações dos sindicatos do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima e indicar soluções.
A mesa de abertura foi composta pelo anfitrião do Congresso e Presidente do SINDPOL RORAIMA, LEANDRO BARBOSA ALMEIDA; JOSÉ NILTON DOS SANTOS PEREIRAAgente de Polícia Civil e DEPUTADO ESTADUAL eleito pelo Estado de Roraima; HERBERT AMORIM DE CARDOSODelegado Geral de Polícia Civil; MÁRCIO ROBERTO ALVES DE AMORIMSecretário de Estado da Segurança Pública; GEOVAN DE SOUZA CONCEIÇÃO – Presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em RoraimaSINPRF-RR; RENATO RIBEIRO DE CARVALHO– Presidente do Sindicato dos Policiais Federais; FRANCISCO LUCAS DE OLIVEIRAS – representando o Presidente da COBRAPOL ADRIANO BANDEIRA – representando o Presidente da FEIPOL-SUDESTE; MARCILENE LUCENA DOS SANTOS – Presidente da Federação Interestadual dos Policiais Civis da Região Centro-Oeste; EDINALDO VIDAL – Presidente da OAB-RR e o Presidente da FEPOLNORTE e realizador do evento ITAMIR ALISSON NEVES DE LIMA.

Após a execução do Hino Nacional e Hino de Roraima, os componentes da mesa discursaram e parabenizaram a realização do Congresso, destacando a importância da união dos policiais civis no contexto nacional.

Após, o professor universitário, policial federal, criminalista, escritor e palestrante Roberto Darós deu início à brilhante palestra apresentando dados estatísticos sobre a violência e sua visão que comprovam a a necessidade de avanços no combate à criminalidade.
O segundo palestrante, Presidente Itamir Lima apresentou com maestria a proposta da Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil – LONPC e as consequências benéficas para a sociedade como meio eficaz e célere de combate e resolução de crimes.
A FEPOLNORTE apresentou a prestação de contas da entidade, sendo esta aprovada por unanimidade.
O representante da COBRAPOL Francisco Lucas apresentou o projeto piloto OPJ – Oficial de Polícia Judiciária, que foi executado durante 3 meses em Aracatí- CE, demonstrando dados estatísticos surpreendentes no combate à criminalidade e elucidação de crimes.
Nós três dias de Congresso
foram realizados Intensos debates com vistas à solução de problemas para a Polícia Civil na Região Norte.
O SINPOL/AP saiu fortalecido do evento com a certeza de que, apesar de distantes geograficamente, os policiais civis estão unidos em prol de uma Polícia Civil que realmente exerça seu papel constitucional como força integrante da segurança pública em busca de atendimento com eficiência à população, tendo nos sindicatos dos policiais civis o baluarte da modernidade.

Macapá, 28 de abril de 2019

Narcisa Ardasse Monteiro
Presidente do SINPOL/AP