AGENDA URGENTE – COVID-19 – DGPC atende demandas do SINPOL/AP————–

Na tarde do feriado de São José (19/03), o SINPOL participou da reunião realizada na SESA com o Secretário de Saúde João Bittencourt e seu secretário adjunto, Plínio Luz; Delegado Geral de Polícia Antônio Uberlândio e Major PM Álvaro Júnior, presidente eleito da ASMEAP.  

João Bittencourt informou que o governo do Estado do Amapá liberou o orçamento de 14 milhões de reais, valor este orçado para o período de 3 meses a serem aplicados na fase assistencial de prevenção, combate e contenção ao avanço do COVID-19 na secretaria de saúde.

Antônio Uberlândio informou que, atendendo as demandas feitas pelo SINPOL/AP através do documentos recentemente encaminhados à DGPC, reuniu na manhã de hoje com o Comitê de Crise da Segurança Pública e o Governador do Estado, ocasião em que foram tratados os pleitos do SINPOL e ASMEAP,
quais sejam, a adoção de providências imediatas de proteção aos policiais civis, policiais militares e bombeiros militares contra pandemia causada pelo coronavírus.
O Delegado Geral assegurou que informou ao Governador a necessidade da liberação de orçamento para aquisição de EPI’s, mas precisa de apoio do conhecimento dos técnicos da SESA para indicação dos EPI’s adequados à proteção dos policiais e a fonte de aquisição dos materiais que serão utilizados.
Em relação à restrição de atendimento à população e demais providências para evitar o contágio e propagação do coronavírus, Antônio Uberlândio disse que o setor de informática da DGPC , juntamente com o PRODAP, iniciou os ajustes no sistema da PC para ampliação dos tipos de ocorrência que poderão ser registrados online restringindo, assim, o atendimento presencial da população nas unidades policiais.
Quanto às escalas de serviço, rodízios remoções, transferências, relotações e demais situações que visam proteger os policiais e evitar a propagação do COVID-19, Antônio Uberlâdio disse que a DGPC está tratando do tema com os gestores das delegacias.
Preocupado com a escassez desses EPI’s no mercado nacional, o SINPOL providenciou a confecção de mais de 5 mil máscaras. Assim que estiverem prontas serão entregues nas delegacias.

Nós, enquanto entidades representantes dos profissionais da segurança pública, continuaremos unidos, acompanhado e cobrando das autoridades competentes a adoção urgente de medidas eficientes e eficazes que protejam a vida e a saúde dos nossos valorosos policiais.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo
(Efésios 6:11)

Avante!

Macapá, 19 de março de 2020.

Narcisa Ardase Monteiro
Presidente do SINPOL/AP

 

Presidente do SINPOL/AP